A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital que decorreu nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Sob o tema “Tecnologias Disruptivas”, a iniciativa deu voz a projetos locais em curso, mas também emblemáticos que, com o apoio do INCoDe.2030, promovem a capacitação digital em Portugal. A sessão teve vários painéis com o propósito de debater iniciativas que visam melhorar as competências digitais dos cidadãos de diferentes gerações.
Nilton Nascimento, diretor do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), falou sobre os quatro grandes pilares da transição digital da Saúde, inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que estão a ser desenvolvidos pela SPMS. Alguns dos principais projetos para o cidadão, para os profissionais de saúde, dados e infraestruturas, em prol de um melhor sistema de saúde, estiveram no centro da apresentação.
No período da tarde, a SPMS dinamizou um workshop sobre o SNS 24 dirigido ao cidadão comum e a profissionais de saúde, com vista a ensinar a usar a app SNS 24 e a área pessoal do portal, bem como a aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, nomeadamente a teleconsulta.
A SPMS vai continuar a participar no Roteiro INCoDe.2030, que está a percorrer todo o país, focado numa multiplicidade de temas. Já passou por Sines, Açores, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Aveiro onde foram debatidos os temas da Cibersegurança, Mar, Cidadania e Soberania Digital, Educação, Saúde e Smart Cities.
INCoDe.2030 | PRR | SPMS