A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizada entre o Estabelecimento Prisional de Faro e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve foi testemunhada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
No arranque das teleconsultas na entidade prisional do Algarve, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 1 de março, Manuel Pizarro enalteceu as vantagens deste projeto, destacando a importância de se tratar de toda a população. O governante interagiu com a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que testemunhou o momento da inauguração “do outro lado” da teleconsulta.
Em representação da SPMS, a vogal do Conselho de Administração, Sandra Cavaca, acompanhou a visita do ministro da Saúde, que deixou uma palavra de agradecimento à SPMS pelo trabalho desenvolvido.
A teleconsulta em estabelecimentos prisionais resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, através da SPMS, e o Ministério da Justiça, através da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, para melhorar a acessibilidade à prestação de cuidados de saúde dos cidadãos reclusos.
O Balcão SNS 24 é o canal de acesso dos utentes reclusos à teleconsulta e funciona como uma via de inclusão social e digital, que aproxima o cidadão recluso dos serviços de saúde, permitindo o acesso da população reclusa a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde.
O projeto Balcão SNS 24 teve início em dezembro de 2020 com o propósito de facilitar o acesso aos serviços digitais do SNS a todas as pessoas. Chegou às prisões a 14 de julho de 2022 e, desde então, já foram implementados 52 Balcões e realizadas 139 teleconsultas entre entidades prisionais, de Norte a Sul do país, e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.