A SPMS realizou uma reunião de trabalho com a Ordem dos Médicos, tendo como finalidade debater temas pertinentes relacionados com os sistemas de informação da saúde dirigidos aos profissionais e aos cidadãos. O encontro decorreu esta quinta-feira, dia 27 de abril, nas instalações da SPMS em Lisboa.
Presidida por Sandra Cavaca, dirigente da SPMS, acompanhada por Luís Miguel Ferreira, vogal executivo, e com a participação de representantes das diferentes coordenações da SPMS, a reunião permitiu efetuar um ponto de situação sobre várias iniciativas em curso. Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, liderou a equipa que o acompanhou, nomeadamente, Frederico Carmo Reis, Eurico Castro Alves, Luís Mateus e Gonçalo Martins.
Numa perspetiva de melhoria contínua e de reforçar a cooperação, a SPMS e a Ordem decidiram criar um grupo de trabalho e um canal de comunicação que vise uma articulação maior entre as melhorias nos sistemas e quem as utiliza no terreno.
Durante a reunião analisaram-se algumas das principais implementações que têm sido realizadas ao nível dos cuidados de saúde primários e hospitalares, no âmbito dos sistemas, e foi feito um ponto de situação sobre projetos relevantes, nomeadamente o Registo de Saúde Eletrónico único e o Registo Nacional dos Profissionais, entre outros.
Desta reunião ficou o compromisso de reforço no trabalho conjunto, entre a SPMS e a Ordem dos Médicos, alinhado com o objetivo comum de melhorar a prestação de serviços de saúde ao cidadão.