Notícias

“Ligue Antes, Salve Vidas”, projeto-piloto do SNS com apoio da SPMS arrancou na Póvoa de Varzim e Vila do Conde

25 Maio, 2023

Ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC) é a mensagem principal do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”. Foi apresentado ontem, dia 24 de maio, pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

A SPMS é uma das entidades que faz parte deste piloto, conjuntamente com a DGS, o INEM, a ARS Norte e a ACSS, sob a coordenação da Direção Executiva do SNS, o ACeS Póvoa do Varzim/Vila do Conde e o CHPVVC, que construíram, de forma integrada, inovadora e centrada no utente, o “Ligue Antes, Salve Vidas”, implementando um vasto leque de medidas com impacto na qualificação do acesso a uma resposta adequada à doença aguda, que a população necessita, numa abordagem multi-institucional.

O ponto de partida é o SNS 24 para dar resposta ao doente agudo fora da urgência, de forma a reduzir a procura excessiva aos serviços de urgência e atender as situações mais graves e, por outro lado, é mais eficiente e segura para o utente com doença aguda de menor gravidade, oferecendo uma resposta no local certo, nomeadamente na equipa de saúde familiar.

A partir de agora, o utente da Póvoa ou Vila de Conde que ligar para o SNS 24, e precisar de ser observado por um médico, terá uma consulta marcada no seu centro de saúde, no próprio dia ou no dia seguinte. O número de consultas do agrupamento de centros de saúde (ACeS) da região aumentou por semana e será alargado em função da procura. Esta agenda vai ser usada pelo centro hospitalar sempre que um caso não urgente, triado como verde ou azul, entrar na urgência.

O projeto inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, que pretendem reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS 24 como porta de entrada no SNS, permitindo aumentar a satisfação dos utentes e profissionais, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através de um encaminhamento adequado: autocuidados em domicílio, consulta aberta em cuidados de saúde primários (com consulta agendada no mesmo dia ou no dia seguinte) e Serviço de Urgência.

No sentido de sensibilizar e informar os utentes para a correta utilização dos serviços de saúde, foi disseminada uma campanha multimeios criada pela SPMS, que conta com a participação de várias figuras conhecidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.  O projeto será gradualmente alargado ao resto do país.

Saiba mais em: Ligue Antes, Salve Vidas – Direção Executiva do SNS (min-saude.pt)

Temas

Dia Digital e Telessaúde chegou à ULS do Alentejo Central

20 Dezembro, 2024

O auditório do Hospital do Espírito Santo de Évora acolheu, a 16 de dezembro, os participantes do Dia Digital e Telessaúde, organizado pela Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), com o apoio da SPMS. Dirigido aos profissionais de saúde daquela entidade, teve o objetivo de promover a aprendizagem e a partilha de boas […]

ULSAC

SPMS colabora na resposta europeia a emergências de saúde pública

18 Dezembro, 2024

No âmbito da crescente necessidade de melhorar a preparação e a capacidade de resposta a emergências de saúde pública, a ação europeia EU-HIP (EU Interoperability with HERA’s IT Platform) tem como propósito fortalecer as infraestruturas digitais de saúde pública na Europa. A participação da SPMS na ação europeia EU-HIP reforça o compromisso de Portugal em […]

Conferência sobre “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro” com participação da SPMS

17 Dezembro, 2024

A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou na Conferência Anual de Saúde “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro”, que decorreu ontem, dia 16 de dezembro, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, […]

Voltar
Voltar para o topo.