A SPMS participou na abertura de um novo Balcão SNS 24 em Viana do Castelo, o primeiro a funcionar numa estrutura móvel, nesta segunda-feira, dia 22 de maio.
“Com este Balcão SNS 24, há mais pessoas com a possibilidade de usufruir da telessaúde e dos benefícios gerados através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, que aportem valor acrescentado ao cidadão e ao SNS”, salientou Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, na sessão que decorreu nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo.
O vogal executivo da SPMS destacou ainda que “estes balcões são, de facto, mais uma porta de entrada para o SNS, em particular para aqueles que, em geral, têm pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS que já se encontram disponíveis”.
O vogal executivo da SPMS outorgou o Termo de Adesão juntamente com o presidente do município vianense, Luís Nobre. A sessão de encerramento esteve a cargo do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
A instalação deste balcão numa estrutura móvel permitirá disponibilizar o serviço em zonas mais remotas do concelho de Viana do Castelo, através de acesso facilitado ou mediado a serviços como marcação de consultas; marcação e realização de teleconsultas; pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; consulta de exames médicos, baixas médicas ou comprovativos de presença; acesso ao serviço de interpretação Língua Gestual Portuguesa; consulta do boletim de vacinas, entre outros.
Atualmente, estão disponíveis 369 balcões SNS 24 em todo o país, número que vai continuar a aumentar nos próximos meses.
BalcãoSNS24 | SNS 24 | SPMS