Ricardo Mestre, secretário de Estado da Saúde, marcou presença num encontro de colaboradores da SPMS que decorreu em Lisboa, no passado dia 17 de maio, onde destacou o dinamismo e capacidade de adaptação que a SPMS tem tido, sobretudo durante a pandemia quando desenvolveu serviços que deram resposta à emergência de saúde pública no nosso país.
“A SPMS é uma entidade muito jovem, mas com muito impacto na inovação e no sistema de saúde”, sublinhou Ricardo Mestre, salientando a evolução rápida que a empresa teve em pouco mais de uma década, período em que conheceu cinco conselhos de administração distintos.
“A transição digital não se esgota no papel da SPMS, mas é muito importante neste domínio”, defendeu o governante, realçando o impacto do trabalho da oraganização no sistema de saúde, que “é muitíssimo relevante”.
Ainda durante a sua participação na reunião, o secretário de Estado da Saúde, juntamente com o Conselho de Administração, entregou prémios “simbólicos” aos colaboradores com mais anos de serviço na SPMS.
Iniciativa do novo Conselho de Administração liderado por Sandra Cavaca com os vogais Nuno Costa e Luís Miguel Ferreira, a reunião serviu para apresentar, aos colaboradores, a estratégia para os próximos 3 anos, partilhar os projetos e serviços dirigidos aos cidadãos e profissionais de saúde, envolvendo diferentes stakeholders, como as unidades de Cuidados de Saúde Primários, as Unidades Locais de Saúde, os hospitais, os prestadores privados, os operadores económicos, as instituições Europeias, entre outros.
A SPMS é responsável por várias áreas de negócio, designadamente pelo SNS 24, pelos sistemas de informação, as compras públicas, a Academia de formação, o Centro de Controlo e Monitorização do SNS e o Centro Nacional de TeleSaúde.