Notícias

“Os Sistemas de Informação vão ser cruciais nesta transição digital da Saúde”

28 Junho, 2023

“Informatizar vs Digitalizar: a importância da comunicação entre Sistemas de Informação” foi o tema do painel que contou com Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS. Inserido no 9º Seminário da Saúde da GS1 Portugal, o debate teve lugar esta quarta-feira, 28 de junho, em Lisboa.

A conversa começou pela pandemia, tema incontornável, “em concreto na área da Saúde e dos sistemas de informação houve uma necessidade de ajustamento de processos, de formas de trabalhar e que veio obrigar as organizações, nomeadamente a SPMS, no fundo o braço tecnológico do SNS, a apresentar respostas”, realçou Luís Ferreira.  

Na sua intervenção, o dirigente destacou a vacinação, as teleconsultas através da plataforma RSE Live, lançada pela SPMS, as receitas sem papel totalmente desmaterializadas, cujos números aumentaram exponencialmente. “Tudo foi potenciado com sistemas de informação e com soluções eletrónicas”, disse.

Moderado pela jornalista Fernanda Freitas, o debate, que contou também com Óscar Gaspar, presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, passou pela importância cada vez maior da literacia digital, e que é transversal a todas as áreas da sociedade, das ferramentas de inteligência artificial e dos dados.

“A questão dos dados é um dos aspetos centrais na nossa estratégia, em relação ao PRR e aos investimentos que estão previstos”, salientou Luís Ferreira. “Um dos projetos do PRR visa precisamente a criação de um Data Lake para a utilização secundária da informação. Há muito trabalho de investigação que pode ser melhorado”, acrescentou.

O essencial é “colocar o utente no centro do sistema”, visão partilhada por Luís Ferreira e Óscar Gaspar. O projeto exames sem papel, que evita duplicação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, e o SNS 24, ferramenta central em todo o sistema de saúde, são bons exemplos.

É fundamental o diálogo entre os setores privado, social, o Serviço Nacional de Saúde e, também, a nível europeu, para complementar respostas e melhorar a prestação de cuidados ao cidadão. “Os sistemas de informação vão ser cruciais nesta transição digital”, afirmou Luís Miguel Ferreira.

GS1 Portugal é uma associação empresarial multissetorial, que reúne empresas, associações setoriais, prestadores de serviços tecnológicos, entre outras organizações.

Vogal executivo da SPMS participa em Fórum sobre Revolução Digital na Saúde

28 Junho, 2024

A AESE Business School organizou, no dia 25 de junho, mais um Fórum PADIS online, centrado no tema “Revolução Digital na Saúde: o impacto da IA”. Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, foi um dos oradores convidados, num encontro que se destacou pela oportunidade de partilha de ideias e reflexões sobre um tema cada […]

Primeira reunião da SPMS como vice-presidente da Global Digital Health Partnership

21 Junho, 2024

Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho. Cátia Pinto, gestora do Núcleo […]

Voltar
Voltar para o topo.