A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.
Tratou-se de uma operação complexa, por este ser o primeiro centro hospitalar com implementação do SONHO V2 e SClínico no DataCenter central nas instalações da SPMS.
Projeto de grande dimensão, a mudança e instalação de vários sistemas informáticos foi assegurada pela SPMS, tendo sido consideradas diferentes vertentes, desde a migração de dados, testes, formação dos profissionais administrativos, integração com os diferentes sistemas de informação, à renovação de postos de trabalho.
A atualização permite uma evolução tecnológica dos sistemas de informação do SNS e melhores condições de trabalho dos profissionais. Por outro lado, garante maior fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes.
Simultaneamente, iniciou-se a configuração do SClínico para que, ainda este ano, passem a ser utilizados todos os módulos deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, utilizado por médicos, enfermeiros e vários técnicos de saúde. Com esta transformação, o CHEDV ficará capacitado para utilizar todo o potencial do SClínico.
Na gestão desta mudança, a SPMS contou sempre com o apoio do Conselho de Administração do CHEDV. Até à conclusão do processo, as equipas da SPMS trabalharam local e remotamente, de forma ininterrupta, e a migração para o SONHO V2 só foi possível graças ao trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas e pelo envolvimento de vários recursos humanos das duas organizações.