O Ministério da Saúde reforça o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 com verbas para desenvolvimento de respostas aos utentes e gestão da operação. As condições de atividade do SNS 24 são reforçadas com um orçamento de 55,1 milhões de euros até 2027, reconhecendo-se a importância deste serviço na resposta de proximidade às necessidades dos utentes.
A portaria publicada esta segunda-feira, dia 7 de agosto, autoriza a SPMS, EPE, entidade responsável pela gestão do SNS 24, a assumir o encargo referente aos serviços para desenvolvimento tecnológico, implementação e gestão da operação do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde.
Este novo caderno de encargos do SNS 24 é um pilar fundamental para suportar, estratégica e financeiramente, o desenvolvimento de serviços inovadores e estruturantes, nomeadamente a implementação de teleconsultas médicas centralizadas, a referenciação dos utentes não urgentes para o nível de cuidados mais adequado e o reforço das repostas de telemonitorização de pessoas que vivem com doenças crónicas, entre outros.
O SNS 24 é um acesso omnicanal que conta com o Portal, a Linha telefónica, a App e o Balcão, sendo hoje uma marca reconhecida por todos os utentes e com crescente utilização.
Consulte: Portaria n.º 419/2023 .