Uma delegação do Instituto Nacional de Administração (INA) da Roménia realizou uma visita técnica à SPMS nesta terça-feira, dia 31 de outubro, em Lisboa. A visita teve como principal intuito compreender as estratégias e as melhores práticas utilizadas por Portugal na transformação digital em saúde.
Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião desta visita, enquadrando a delegação sobre o papel central da SPMS na transformação digital em saúde. Cátia Pinto, coordenadora da Unidade de Projetos e Relações Internacionais, conduziu uma sessão dedicada à Saúde Digital Global, proporcionando uma visão abrangente do trabalho realizado pela SPMS, não apenas a nível nacional, mas também no cenário internacional.
Entre os temas debatidos, destacam-se a demonstração dos serviços digitais disponibilizados no âmbito do SNS 24, bem como a participação na infraestrutura MyHealth@EU, que permite a disponibilização transfronteiriça dos serviços resumo de saúde eletrónico e a prescrição e dispensa eletrónica de medicamentos.
Foram ainda apresentados os projetos da SPMS relacionados com a digitalização inteligente e a preparação para o Espaço Europeu de Dados de Saúde, destacando o compromisso contínuo com a excelência e a colaboração transfronteiriça.
Organizada pelo INA – Portugal, a visita surgiu no âmbito do projeto “O Desenvolvimento de Soluções para a Transição para uma Administração Pública Digital na Roménia”, que tem a missão de impulsionar a modernização da administração pública romena, integrando as práticas mais eficientes e inovadoras encontradas a nível internacional.
Para a SPMS foi uma oportunidade para fortalecer os laços de cooperação bilateral com a Roménia e contribuir ativamente para o desenvolvimento e implementação de estratégias eficazes de transformação digital em saúde.