Notícias

SPMS debate papel da saúde nas “Smart Cities”

12 Outubro, 2023

A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou no “Portugal Smart Cities Summit 2023”, nesta quinta-feira, 12 de outubro. “O Digital ao Serviço da Saúde: da Telemedicina à Medicina ao Domicílio – Necessidades e Oportunidades a Nível Local” foi o tema da mesa-redonda que contou com a intervenção da dirigente da SPMS, no auditório da Fundação AIP – Centro de Congressos de Lisboa.

Sandra Cavaca falou sobre o esforço liderado pela SPMS, que tem vindo a concretizar os investimentos e as mudanças essenciais para que a tecnologia e a inovação na saúde sustentem uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Destacou, assim, alguns dos principais projetos, designadamente, a oferta integrada de serviços do SNS 24, os Exames sem Papel – cujos resultados podem ser consultados na app e no portal SNS 24, ultrapassando já os 75 milhões -, ou o Registo de Saúde Eletrónico Único, essencial para que os sistemas de informação possam comunicar, independentemente de se tratar de atos clínicos no âmbito de sistemas privados ou do SNS. Exemplo disso é o piloto que decorre entre a SPMS e o grupo CUF.

Na sua intervenção, a dirigente realçou, ainda, o papel da SPMS no desenvolvimento de serviços digitais de saúde que fazem a diferença e aproximam os cidadãos das entidades e dos profissionais que prestam cuidados de saúde, facilitando o acesso a esses mesmos serviços.

Moderada por Óscar Gaspar, presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, a mesa-redonda contou também com as intervenções de Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, José Pina, CEO da Future HealthCare, Miguel Aguiar, diretor do Cluster Novos Cuidados da CUF, e Sofia Couto da Rocha, CTO da Lusíadas.

“Portugal Smart Cities Summit” centrou o debate nas temáticas da mobilidade, plataformas digitais e sustentabilidade e, entre os dias 10 e 12 de outubro, foi o local de convergência e criação de oportunidades para refletir sobre o futuro da organização das cidades no mundo. A SPMS contribuiu, mais uma vez, para fomentar a discussão sobre as melhores soluções digitais no setor da saúde, fundamentais para tornar as cidades mais sustentáveis e humanizadas.

Temas

Imagem noticia SMART Cities_

Registo de Saúde Eletrónico Único | Procedimentos de Radiologia

20 Janeiro, 2025

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a trabalhar na construção do Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu). Para o efeito, está a preparar um conjunto de serviços digitais de acesso a dados de saúde, entre os quais o Serviço Digital de Acesso e Partilha de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. […]

RSEu_Radiologia_N=T_860x500

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde. O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e […]

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

SPMS participa na ação europeia EUVAC para implementação do Cartão Europeu de Vacinação Digital

15 Janeiro, 2025

A SPMS reforça o seu compromisso com a melhor utilização da tecnologia para proteger a saúde pública ao integrar a ação europeia EUVAC (European Digital VAccination Card), que visa desenvolver um piloto para implementação, integração e operacionalização de um Cartão Europeu de Vacinação Digital, tirando partido dos serviços A Minha Saúde @ UE. Cofinanciada pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.