A SPMS participou na segunda reunião da ação TEF-Health – Testing and Experimentation Facilities for Health AI and Robotics, que decorreu no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, no passado dia 22 de setembro. Em foco esteve a criação de ambientes seguros e controlados para o teste e a experimentação de tecnologias na área da saúde.
Nesta reunião, a SPMS apresentou o seu contributo para o desenvolvimento de infraestruturas de saúde digital, representando um passo significativo na promoção da inovação, com vista a fomentar a qualidade de serviços na saúde e torná-la acessível a todos os cidadãos.
A ação TEF-Health, cofinanciada pela Comissão Europeia, tem como objetivo fornecer acesso físico e digital a empresas que desenvolvam soluções inovadoras em inteligência artificial (IA) e algoritmos de robótica para demonstração, teste e validação, em ambiente de aplicação real e com acesso a doentes, promovendo a medicina personalizada e os cuidados centrados no cidadão, aumentando a eficácia dos sistemas de saúde por meio da aplicação de soluções de IA e robótica.
No âmbito desta ação, serão criadas estruturas denominadas TEF (Testing and Experimentation Facilities), que estabelecerão uma ponte entre empresas e hospitais, fornecendo um ambiente seguro e controlado para o teste e a experimentação de tecnologias na área da saúde.