Boas Práticas Saúde

SPMS prepara alargamento da telemonitorização no SNS

Versão 2.0 da plataforma para profissionais vai permitir utilização mais abrangente. App para utentes conta com 33 mil downloads.

A SPMS está a preparar o lançamento da versão 2.0 da plataforma de telemonitorização – visão do profissional, com a finalidade de permitir uma utilização mais abrangente e completa do plano integrado de telecuidados. 

Desenvolvida pela SPMS, a plataforma de telemonitorização permite aos profissionais de saúde realizarem intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional, podendo este intervir sempre que seja gerado um alerta.  

O objetivo do serviço de telemonitorização passa por normalizar e democratizar a possibilidade de monitorização remota de utentes, por todas as unidades de prestação de cuidados do SNS. 

Evolução da plataforma de telemonitorização 

A plataforma de telemonitorização foi lançada oficialmente em abril de 2022, após uma fase de testes sobre a experiência de utilização em vários serviços de saúde. Começou com um projeto e financiamento específico para a construção de uma solução de monitorização à distância de parâmetros biométricos, através de dispositivos médicos integrados, que permitiam comodidade na medição e fiabilidade nos dados recolhidos. Inicialmente, abrangia programas para as condições de Covid-19, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e Insuficiência Cardíaca. 

Lançaram-se, ainda em 2022, mais dois programas, de Hospitalização Domiciliária e da Diabetes, e foram desenvolvidas as bases para um módulo mais robusto de questionários, possibilitando a introdução de questionários padronizados, com scoring amplamente utilizados em várias especialidades. Foram ainda integrados três dispositivos: um segundo tensiómetro, uma balança e um podómetro. Já este ano, foram integrados os glucómetros.  

Atualmente, a plataforma está implementada em 23 serviços de 15 unidades de saúde do SNS. 

Utentes já fizeram 33 mil downloads da Telemonit SNS 24 

Assente na plataforma de telemonitorização, a app Telemonit SNS 24 tem já 33 mil downloads, comprovando o interesse dos utentes nesta aplicação, na qual podem registar sinais vitais ou outras medições biométricas. Podem também responder a questionários de autoavaliação. 

A qualidade no acompanhamento clínico no domicílio, evitando a deslocação do utente ou internamento hospitalar desnecessário, promove o aumento do conforto das pessoas e é uma das grandes vantagens da Telemonit SNS 24.  

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Notícia 4
Voltar
Voltar para o topo.