Notícias

SPMS recebe Delegação do Ministério da Saúde do Tajiquistão

30 Outubro, 2023

A SPMS recebeu a Delegação do Ministério da Saúde do Tajiquistão em Lisboa, entre os dias 23 a 27 de outubro, subordinada ao tema “A Saúde Digital em Portugal: Construir uma saúde digital para todos”. Numa iniciativa da WHO – Regional Office for Europe, a visita teve como objetivo dar a conhecer os diferentes serviços e sistemas de informação de saúde portugueses e o seu impacto no Serviço Nacional de Saúde.

Durante a visita, foram abordados temas de grande relevância, como o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), os serviços disponibilizados pelo omnicanal SNS 24 (portal, aplicação móvel, Linha e Balcão SNS24), os serviços de telemedicina e telessaúde e a disponibilização de serviços de saúde transfronteiriços no âmbito da infraestrutura MyHealth@EU.

Ao longo da semana realizaram-se sessões dedicadas à vigilância epidemiológica, como a apresentação do SINAVE, VACINAS, BI-SINAVE e, também, com apresentações de entidades externas, como o INFARMED e a Direção-Geral da Saúde (DGS), demonstrando o seu papel de relevo na promoção da capacidade de resposta face a crises de saúde pública.

A sessão BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários) e a apresentação no Centro Hospitalar Universitário São João do Porto (CHUSJ) destacaram a inovação em saúde digital, abordando os avanços tecnológicos e as iniciativas relevantes em matéria de saúde digital.

Ainda foram debatidas as estratégias e recursos para a construção de competências na era digital, através da Academia da SPMS, a importância de garantir a interoperabilidade nos sistemas de saúde e as boas práticas de cibersegurança e proteção de dados.

A visita técnica ao Balcão SNS 24, na Junta de Freguesia da Penha de França, foi uma oportunidade de dar a conhecer todos os apoios que concede aos cidadãos e a sua importância na promoção da acessibilidade e disponibilização de serviços de telessaúde.  Além disso, foi ainda realizada uma visita ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que permitiu a partilha de conhecimentos relacionados com a saúde pública, com ênfase na pesquisa e inovação, em áreas como saúde e nutrição, genética humana, doenças infeciosas e atividade de observação e vigilância epidemiológica.

Foi mais uma oportunidade de a SPMS demonstrar o trabalho que tem desenvolvido a nível nacional e internacional, em prol da inovação na digitalização em saúde e, também, uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências no âmbito da saúde digital, entre os dois países.

Esta visita técnica, co-financiada pela União Europeia, contou com o apoio do World Bank, do Global Financing Facility (GFF), da Organização Mundial da Saúde e da World Customs Organization.

Consulte a versão inglesa (EN) da notícia: https://www.spms.min-saude.pt/2023/10/spms-hosted-the-delegation-from-the-ministry-of-health-of-tajikistan/.

Aviso – Comunicação fraudulenta em nome do SNS

9 Abril, 2025

Alertamos para a comunicação fraudulenta de SMS em nome do SNS, referindo a necessidade de atualizar registo, via computador, para não perder acesso aos cuidados de saúde do SNS, a partir do dia 10 de abril de 2025. Não aceda ao link e apague a SMS. Esse link pode também levar à execução de vírus […]

SPMS agraciada com Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro

7 Abril, 2025

A SPMS foi distinguida com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, que teve lugar esta segunda-feira, 7 de abril, no Auditório do INFARMED, em Lisboa. A cerimónia focou-se no tema “Inícios saudáveis, futuros cheios de esperança”, escolhido pela Organização Mundial da […]

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atende 369 mil chamadas em cinco anos

3 Abril, 2025

Lançado no dia 1 de abril de 2020, o serviço de aconselhamento psicológico do SNS 24 tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Em cinco anos atendeu perto de 369 mil chamadas. Desde o início de 2025, foram atendidas mais de 19 mil chamadas, uma taxa […]

Voltar
Voltar para o topo.