A SPMS recebeu a Delegação do Ministério da Saúde do Tajiquistão em Lisboa, entre os dias 23 a 27 de outubro, subordinada ao tema “A Saúde Digital em Portugal: Construir uma saúde digital para todos”. Numa iniciativa da WHO – Regional Office for Europe, a visita teve como objetivo dar a conhecer os diferentes serviços e sistemas de informação de saúde portugueses e o seu impacto no Serviço Nacional de Saúde.
Durante a visita, foram abordados temas de grande relevância, como o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), os serviços disponibilizados pelo omnicanal SNS 24 (portal, aplicação móvel, Linha e Balcão SNS24), os serviços de telemedicina e telessaúde e a disponibilização de serviços de saúde transfronteiriços no âmbito da infraestrutura MyHealth@EU.
Ao longo da semana realizaram-se sessões dedicadas à vigilância epidemiológica, como a apresentação do SINAVE, VACINAS, BI-SINAVE e, também, com apresentações de entidades externas, como o INFARMED e a Direção-Geral da Saúde (DGS), demonstrando o seu papel de relevo na promoção da capacidade de resposta face a crises de saúde pública.
A sessão BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários) e a apresentação no Centro Hospitalar Universitário São João do Porto (CHUSJ) destacaram a inovação em saúde digital, abordando os avanços tecnológicos e as iniciativas relevantes em matéria de saúde digital.
Ainda foram debatidas as estratégias e recursos para a construção de competências na era digital, através da Academia da SPMS, a importância de garantir a interoperabilidade nos sistemas de saúde e as boas práticas de cibersegurança e proteção de dados.
A visita técnica ao Balcão SNS 24, na Junta de Freguesia da Penha de França, foi uma oportunidade de dar a conhecer todos os apoios que concede aos cidadãos e a sua importância na promoção da acessibilidade e disponibilização de serviços de telessaúde. Além disso, foi ainda realizada uma visita ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que permitiu a partilha de conhecimentos relacionados com a saúde pública, com ênfase na pesquisa e inovação, em áreas como saúde e nutrição, genética humana, doenças infeciosas e atividade de observação e vigilância epidemiológica.
Foi mais uma oportunidade de a SPMS demonstrar o trabalho que tem desenvolvido a nível nacional e internacional, em prol da inovação na digitalização em saúde e, também, uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências no âmbito da saúde digital, entre os dois países.
Esta visita técnica, co-financiada pela União Europeia, contou com o apoio do World Bank, do Global Financing Facility (GFF), da Organização Mundial da Saúde e da World Customs Organization.
Consulte a versão inglesa (EN) da notícia: https://www.spms.min-saude.pt/2023/10/spms-hosted-the-delegation-from-the-ministry-of-health-of-tajikistan/.