“Saúde Digital & Uso de Dados para Investigação em Portugal” foi o tema da intervenção de Pedro Marques, da SPMS, no 5th Annual Event – ISBE (Instituto de Saúde Baseada na Evidência), que decorreu no Auditório da Fundação PLMJ, em Lisboa, no dia 22 de novembro.
Pedro Marques começou por destacar o reconhecimento internacional que o país alcançou ao nível da saúde digital, através da SPMS e da elevada implementação de sistemas digitais, aproximando cidadãos, entidades e profissionais de saúde.
As diretivas de uma estratégia digital eficaz para a saúde, como portais e aplicações móveis, telemedicina, registos eletrónicos de saúde, monitorização em tempo real dos sistemas, capacitação e literacia digital dos cidadãos, análise de dados e inteligência artificial, segurança da informação, entre outros aspetos, foram realçados pelo coordenador da Unidade de Advanced Analytics & Intelligence, neste evento dedicado à “Saúde Digital: Novas Tecnologias de Saúde”.
Na sua apresentação, Pedro Marques sublinhou a importância do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um suporte essencial para alavancar a transformação digital que está a acontecer no terreno, com projetos centrados nas Infraestruturas, no Cidadão, nos Profissionais e nos Dados.
A temática dos Dados esteve no centro da intervenção, com foco nas oportunidades para a investigação científica e em algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela SPMS, como é o caso do Registo de Saúde Eletrónico Único, projeto transversal e emblemático para o sistema de saúde em Portugal e na Europa. No final da sua intervenção, o representante da SPMS salientou alguns dos serviços e vantagens do SNS 24, a porta de entrada do SNS.
O evento contou com a participação de várias personalidades ligadas às áreas da saúde e da tecnologia. O ISBE é uma organização privada, independente e sem fins lucrativos que faz a ponte entre a academia, os investigadores individuais e os parceiros, tendo como finalidade gerar, sintetizar, disseminar e traduzir para a prática o conhecimento científico mais relevante e da mais alta qualidade em investigação de saúde.