Notícias

“Este é o tempo de darmos passos largos para o futuro que queremos ter”

15 Novembro, 2023

“Para a SPMS, a digitalização da Saúde não é apenas desmaterialização. É uma revolução que vai redefinir a forma como prestamos cuidados de saúde às pessoas. Ao avançarmos nesse caminho, tenho plena convicção de que estaremos a construir um sistema de saúde mais justo, mais equitativo e mais humano”, sublinhou a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, na conferência promovida pela Convenção Nacional da Saúde, esta quinta-feira, dia 15 de novembro.

Sob o mote “A Digitalização da Saúde ao Serviço das Pessoas”, o evento realizou-se na Ordem dos Médicos, em Lisboa. A dirigente da SPMS foi uma das oradoras convidadas para a discussão sobre as várias dimensões da transformação digital no setor da saúde, com mudanças e impactos no acesso das pessoas aos serviços de saúde e nas condições de trabalho dos profissionais.

“Este é o tempo de darmos passos largos para o futuro que queremos ter”, enfatizou Sandra Cavaca, destacando a execução dos investimentos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Dos avanços tecnológicos e serviços diferenciados oferecidos pelo SNS 24, ao Registo de Saúde Eletrónico Único, o projeto mais emblemático em curso, com benefícios evidentes para cidadãos e profissionais, tanto no contexto do SNS, como nos setores público e social, a dirigente falou das medidas e dos principais projetos que posicionam Portugal na liderança da transformação digital.

Liderança na transformação digital

Este posicionamento é referido no relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) “Health at a Glance”, publicado há uma semana. Com base em dados de 2021, o relatório reconhece os esforços do país no que diz respeito ao acesso e interação dos doentes com os seus próprios registos de saúde eletrónicos através de um portal de Internet seguro, posicionando-o num grupo restrito de países. Foca ainda o trabalho desenvolvido no âmbito da implementação de normas de interoperabilidade e da segurança.

Para Sandra Cavaca, este tem sido um caminho feito de desafios e, sobretudo, de ambição, para colocar o utente e o seu percurso no centro do sistema de saúde. “E todos nós, que estamos aqui hoje, temos um papel a cumprir nesta transformação digital”, defendeu.

A conferência contou com intervenções de várias personalidades do setor, bem como com a participação do ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Contou também com um painel de discussão e, mais uma vez, a SPMS, representada por Cátia Pinto, participou no debate de ideias sobre as soluções.

A Convenção Nacional da Saúde é o maior debate nacional e permanente sobre o presente e o futuro da Saúde em Portugal. Este ano, a iniciativa centrou-se na digitalização ao serviço das pessoas.

Temas

|

Lançamento do S3 – Sistema de Cuidados de Saúde na ULS Lezíria

13 Dezembro, 2024

O Auditório do Hospital Distrital de Santarém acolheu um evento promovido pela SPMS, no dia 12 de dezembro, para assinalar a implementação pioneira do Sistema de Cuidados de Saúde (S3) na Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria). A ULS Lezíria é a primeira do país a adotar o S3, uma solução tecnológica centrada […]

Comitiva da Hungria visita SPMS

10 Dezembro, 2024

No âmbito do programa europeu TAIEX TSI, a SPMS acolhe a visita de uma comitiva da Hungria, entre os dias 10 e 11 de dezembro, em Lisboa. Tem como objetivo principal a partilha de conhecimento sobre os sistemas de informação no domínio da saúde, especialmente sobre a estratégia de transformação digital centrada na interoperabilidade. No primeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.