No Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a SPMS destaca o trabalho realizado pelos/as intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no SNS 24. Criada há três anos e meio, a plataforma de videochamada de atendimento às pessoas surdas do SNS 24 já permitiu realizar mais de 5 mil triagens através de Língua Gestual Portuguesa.
A plataforma de videochamada permite que os intérpretes façam a mediação entre a pessoa surda e o enfermeiro do SNS 24. O acesso à Linha pode ainda ser utilizado para assegurar a comunicação entre o doente surdo e os profissionais nos centros de saúde e hospitais.
Esta plataforma de videochamada do SNS 24, promotora da inclusão e da equidade, tem garantido um serviço acessível e fundamental para a autonomia e para a qualidade de vida das pessoas surdas enquanto cidadãos de pleno direito.
Os serviços prestados seguem parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE), também disponível na app SNS 24, bem como aos Serviços Informativos e Administrativos, que possibilitam aceder a informações e apoios, por exemplo, marcação de consultas nos cuidados de saúde primários e submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, entre outros.
A plataforma de videochamada é uma ferramenta que veio melhorar o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24.