O vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, acompanhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, na inauguração do primeiro Balcão SNS 24 numa unidade hospitalar. A cerimónia decorreu hoje, dia 15 de dezembro, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.
“Estamos muitos satisfeitos com a abertura do primeiro Balcão SNS 24 numa unidade hospitalar. Estes balcões são um legado da pandemia, e esta é uma oportunidade para aprofundar a experiência de colocar no mesmo espaço os serviços digitais disponibilizados pela Administração Pública no Espaço Cidadão e os serviços de saúde disponibilizados no Balcão SNS 24, facilitando o acesso, eliminando barreiras e não deixando ninguém para trás”, sustentou, na ocasião, Luís Miguel Ferreira.
O mais recente Balcão SNS 24 insere-se no Espaço Cidadão dentro das instalações do IPO Porto, um serviço pioneiro em unidades hospitalares onde o utente pode efetuar teleconsultas, consultar resultados de exames, marcar/desmarcar consultas, renovar receitas, atualizar dados de saúde, entre muitos outros serviços. O Balcão SNS 24 facilita e promove o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais do SNS, através da criação de condições de redução de barreiras e maior proximidade.
A abertura deste espaço surge no âmbito da assinatura de um protocolo entre a SPMS, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o IPO Porto. Atualmente, estão em funcionamento mais de 390 balcões SNS 24.