A SPMS coordena dois grupos de trabalho, no contexto da ação conjunta europeia Xt-EHR (Extended Electronic Health Record), com o objetivo de lançar novos serviços para sistemas do Registo de Saúde Eletrónico (RSE), rumo ao Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), e para a telemedicina, no âmbito da infraestrutura A Minha Saúde@UE (MyHealth@EU).
Com duração prevista de dois anos e seis meses, esta ação conjunta compromete-se a desenvolver guias de implementação, especificações técnicas e um quadro de avaliação de conformidade para a adoção do Formato Europeu de Partilha de Registos de Saúde Eletrónicos. Pretende ainda promover a interoperabilidade e partilha transfronteiriça de dados de saúde primários, propondo orientações para os futuros atos delegados e previstos na proposta de regulamento do EEDS.
A ação Xt-EHR permitirá à SPMS a manutenção e expansão dos serviços A Minha Saúde@UE relativos à ePrescrição/eDispensa e o Resumo de Saúde Eletrónico, assim como a integração de novos domínios, como notas de alta, relatórios laboratoriais e imagens médicas. Contribuirá também para as especificações associadas à certificação e conformidade do Resumo de Saúde Eletrónico e aplicações móveis de bem-estar, bem como a introdução dos serviços de telemedicina na A Minha Saúde@UE.
Cofinanciada pela Comissão Europeia e com a cooperação de 25 países, a ação Xt-EHR tem como propósito promover, entre os Estados-Membros, a interoperabilidade na partilha e utilização primária de dados de saúde, com vista ao desenvolvimento de serviços de saúde digital. Este trabalho irá contribuir para a construção dos pilares que visam uma melhor utilização primária de dados no âmbito do Espaço Europeu de Dados de Saúde.
A participação da SPMS reforça o compromisso em criar valor acrescentado para os cidadãos portugueses e europeus, no desenvolvimento de mais e melhores serviços de saúde digital, fortalecendo, assim, a cooperação a nível europeu e a posição nacional em matéria de serviços de saúde digital.