Notícias | Somos + Saúde

RHV assegura processamento salarial das novas ULS

O sistema Recursos Humanos e Vencimentos (RHV) passou por uma grande reestruturação para assegurar a migração dos dados para as novas ULS e a normalidade do processamento salarial de mais de 160 mil trabalhadores. Cabe agora às equipas das ULS garantir a qualidade dos dados.

Entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2024 o modelo de organização e funcionamento em Unidades Locais de Saúde (ULS) previsto nos termos do Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro. No âmbito da reestruturação, que implicou a integração de hospitais, centros hospitalares e agrupamentos de centros de saúde, foi necessário proceder à migração dos dados dos trabalhadores das novas 31 ULS.

A migração foi um projeto complexo, que exigiu um rigoroso planeamento da equipa da SPMS responsável pela plataforma RHV, iniciado logo após o anúncio da reorganização. Obrigou ainda à reestruturação da infraestrutura tecnológica, ao reforço da equipa e à estreita articulação com as diversas entidades envolvidas nesta mudança. Na prática, foi criada uma nova base de dados a partir do Sistema de Dados Mestre.

Concluída a migração do cadastro de cada trabalhador, cabe agora às ULS validar, atualizar, uniformizar e consolidar os dados, em articulação próxima com a SPMS, tarefas críticas para garantir a consistência, a integridade e a fiabilidade da informação. Da qualidade dos dados depende o correto processamento de vencimentos, férias e progressão na carreira, entre outros aspetos, dos profissionais da saúde.

Objetivos superados

A SPMS criou uma task force que trabalhou com empenho e em modo contínuo, durante três semanas, incluindo os feriados de Natal e passagem de ano. Os trabalhos iniciaram-se após o processamento dos vencimentos do passado mês de dezembro e terminaram antes do prazo previsto, para garantir que as entidades do SNS conseguiriam processar atempadamente as remunerações de janeiro.

Para assegurar a capacidade de resposta e de execução de um projeto desta dimensão, foi realizado um ciclo de webinars, designadamente com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e com as cinco Administrações Regionais da Saúde (ARS), para definir responsabilidades. Seguiram-se outros webinars, por região, com os responsáveis pelas tecnologias de informação e comunicação e pela área de recursos humanos de cada instituição.

Adicionalmente, a SPMS preparou e enviou circulares informativas, entre as quais uma circular conjunta com a ACSS, dando resposta a questões práticas, com o objetivo de capacitar e agilizar a utilização do sistema RHV. Desta forma, o trabalho ininterrupto e a colaboração entre a SPMS e as instituições permitiram a disponibilização bem-sucedida e antecipada – em três dias – do sistema RHV às novas ULS.

Para os bons resultados, contribuíram o conhecimento do negócio pelos técnicos envolvidos, o empenho da equipa, que trabalhou continuamente e sem paragens durante três semanas, bem como o esforço e a dedicação dos profissionais das demais entidades do SNS.

A SPMS prepara-se agora para a próxima grande e complexa mudança no RHV, quando se concretizar a extinção das ARS, determinando nova paragem do sistema.

Temas

| |

05_News PROFISSIONAIS_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.