Foi concluída, durante o mês de abril, a implementação do SClínico em todas as unidades de cuidados primários (CSP) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, no Porto, trazendo benefícios acrescidos para profissionais e utentes.
O SClínico CSP apresenta mais-valias, sendo relevantes o upgrade tecnológico, as melhorias da base de dados e as novas funcionalidades, com impacto direto no desempenho dos profissionais administrativos e, consequentemente, no trabalho dos enfermeiros e dos médicos.
A versão centralizada do SClínico CSP permite, por exemplo, enviar SMS – mensagens de marcação e recordatórias – para atos nos Cuidados de Saúde Primários.
Implementado agora em todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde, o SClínico CSP torna a prestação dos profissionais de saúde mais eficaz e eficiente, contribuindo para melhorar a assistência e o acompanhamento aos utentes.
O alargamento do SClínico CSP a todas as unidades de cuidados primários da ULS Santo António decorre da descontinuidade do software administrativo UNO. A migração de dados para o sistema de informação SClínico CSP consistiu num projeto complexo, que envolveu as unidades de saúde do Porto Ocidental onde esse sistema ainda estava implementado.