Notícias

SClínico alargado a todas as unidades da ULS Santo António

26 Abril, 2024

Foi concluída, durante o mês de abril, a implementação do SClínico em todas as unidades de cuidados primários (CSP) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, no Porto, trazendo benefícios acrescidos para profissionais e utentes.

O SClínico CSP apresenta mais-valias, sendo relevantes o upgrade tecnológico, as melhorias da base de dados e as novas funcionalidades, com impacto direto no desempenho dos profissionais administrativos e, consequentemente, no trabalho dos enfermeiros e dos médicos.

A versão centralizada do SClínico CSP permite, por exemplo, enviar SMS – mensagens de marcação e recordatórias – para atos nos Cuidados de Saúde Primários.

Implementado agora em todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde, o SClínico CSP torna a prestação dos profissionais de saúde mais eficaz e eficiente, contribuindo para melhorar a assistência e o acompanhamento aos utentes.

O alargamento do SClínico CSP a todas as unidades de cuidados primários da ULS Santo António decorre da descontinuidade do software administrativo UNO. A migração de dados para o sistema de informação SClínico CSP consistiu num projeto complexo, que envolveu as unidades de saúde do Porto Ocidental onde esse sistema ainda estava implementado.

SNS com sistema de informação único para os Cuidados de Saúde Primários

13 Agosto, 2024

O sistema de informação SClínico CSP 4.x já está a funcionar em todas as unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP) do SNS. O processo ficou concluído com a migração do Sistema de Informação Nacional de Unidades de Saúde (SINUS) na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, no final de julho, marcando um avanço importante […]

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM - Continuity of Care Maturity e o EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model.

Uniformização dos sistemas nos Cuidados de Saúde Primários

26 Fevereiro, 2020

Nos últimos 10 anos, os registos médicos em suporte eletrónico generalizaram-se nos centros de saúde portugueses. Hoje, os médicos de família acedem, facilmente, a registos feitos por outros médicos, em todas as zonas do país e noutros níveis de cuidados. O acesso direto e bidirecional à informação clínica de utentes, que passam por diferentes profissionais e locais, é uma mais-valia ao serviço da continuidade de cuidados, característica da Medicina Geral e Familiar.

Voltar
Voltar para o topo.