No âmbito da participação portuguesa nas atividades da presidência brasileira do G20, a SPMS esteve presente na segunda reunião do Grupo de Trabalho de Saúde do G20, que decorreu em Brasília, nos dias 7 e 8 de abril.
A reunião promoveu a comunicação e o debate acerca de temas emergentes, dos desafios e da transformação atual do setor da saúde. Procura-se, assim, alcançar avanços e resultados concretos transversais aos países participantes. A participação da SPMS, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, teve o intuito de partilhar a experiência de Portugal na implementação de iniciativas de telessaúde, de boas práticas e de formas de alavancar os resultados na área da saúde digital, de maneira equitativa à escala internacional.
Em representação da SPMS, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, e Rafael Franco, coordenador da Unidade de Inovação Digital, participaram nas sessões dedicadas à saúde digital, nomeadamente na reunião plenária “Global Initiative on Digital Health” e no side event “Telehealth for Equitable Healthcare Across the G20”.
O G20 consiste num fórum de cooperação internacional, que reúne as 19 maiores economias do mundo, bem como representantes da União Africana e da União Europeia, com o objetivo de promover o debate construtivo sobre temas-chave relacionados com a estabilidade e o fortalecimento económico global.