A partilha digital de resultados de exames médicos arrancou no dia 6 de maio de 2022. Em dois anos, mais de 115 milhões de resultados já foram disponibilizados e consultados na App e no Portal SNS 24, facilitando o acesso dos utentes e dos profissionais de saúde à informação.
Cerca de 49 milhões de requisições eletrónicas de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) foram prescritas e a taxa de desmaterialização situa-se nos 92%.
Mais de 1.300 locais que realizam MCDT aderiram ao projeto Exames Sem Papel, partilhando os resultados com os utentes na App e no Portal SNS 24.
Marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde em Portugal, a partilha de resultados tornou-se fundamental para acelerar procedimentos, evitando perdas e duplicação de exames, quer tenham sido realizados no setor público ou no privado, e reforçar a segurança na prestação de cuidados.
Os resultados dos exames estão a ser integrados em todos os centros de saúde e está em curso o alargamento aos hospitais. Os exames mais prescritos são: Hemograma com fórmula leucocitária (eritrograma, contagem de leucócitos, contagem de plaquetas, fórmula leucocitária e morfologia), Colesterol total, s/l, Creatinina, s/u, Triglicéridos, s/u/l, entre outros.
Este serviço digital contribui para a rapidez de diagnóstico e melhoria no acesso à saúde, traduzindo-se em ganhos para todo o sistema de saúde. O projeto Exames Sem Papel beneficia de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente de Transição Digital na Saúde.