Boas Práticas Saúde

Academia SPMS disponibiliza formação para o 3.º trimestre

RSE SIGA, RHV, Plataforma Telecuidados SNS, SClínico e Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade integram a oferta em digital learning da Academia SPMS. Mas há mais ações formativas disponíveis.

Para o 3.º trimestre do ano, a Academia SPMS continua a apostar em digital learning e em propostas de curta duração, um modelo formativo flexível e cómodo para reforçar conhecimentos. Os sistemas de informação geridos pela SPMS são temas preferenciais, mas também há lugar a ações sobre temas transversais.

Pode frequentar ações com duração de 2 horas, em digital learning, dedicadas ao RSE SIGA, que pretendem dar a conhecer conceitos essenciais sobre os circuitos de referenciação entre Cuidados de Saúde Primários, Cuidados de Saúde Hospitalares e SNS 24. Foram desenvolvidos conteúdos específicos para cada grupo profissional, designadamente médicos triadores, médicos e assistentes técnicos.

Dirigida aos profissionais das instituições do SNS e do Ministério da Saúde, a atividade formativa sobre o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) visa capacitar os/as formandos/as relativamente a conceitos essenciais da proteção de dados pessoais, nomeadamente para reconhecer e atuar no âmbito de possível violação de dados. É uma ação de curta duração.

Conhecer as funcionalidades da mais recente versão da «Plataforma Telecuidados SNS» e promover a sua adequada utilização, bem como proporcionar uma visão integrada da aplicação móvel «Telemonit SNS 24» são os objetivos de um curso de 3 horas, também já disponível. Permitirá que os profissionais de saúde conheçam esta ferramenta tecnológica, do ponto de vista do utente, e esclarecer questões que possam surgir neste âmbito

Já em setembro arranca a oferta formativa sobre SClínico Cuidados de Saúde Primários e SClínico Cuidados de Saúde Hospitalares, para diferentes perfis profissionais.

Por seu turno, o curso sobre SICC – Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade tem uma duração de 70 horas e inclui uma componente presencial. No mesmo formato de b-learning e com uma carga horária de 40 horas, a ação Recursos Humanos e Vencimentos, uma visão prática do sistema de informação,também terá início em setembro.

A Academia SPMS continua, deste modo, a contribuir para fomentar as melhores práticas na gestão do conhecimento e a melhorar as competências dos profissionais do SNS e do Ministério da Saúde.

Inscrições: Devem ser articuladas com o Gabinete de Formação da entidade em que trabalha.

Conheça toda a oferta formativa em https://academia.spms.min-saude.pt/