O concurso público desenvolvido pela SPMS para a aquisição de viaturas elétricas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) concretizou-se na entrega simbólica de 719 viaturas, numa cerimónia realizada no passado dia 2 de julho, no Centro de Produção de Mangualde da Stellantis. O momento foi testemunhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo ministro da Economia, Pedro Reis, e pela secretária de Estado de Saúde, Ana Povo.
Os veículos, de modelos Peugeot e-Rifter e Citroën ë-Berlingo, serão utilizados para reforçar o apoio domiciliário em todo o país. Além dos veículos, foram também entregues 600 postos de carregamento elétrico, para assegurar o imediato carregamento no ponto de utilização.
A aquisição destas viaturas resulta das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a modernização e crescimento sustentável dos cuidados de saúde primários em Portugal.
Em julho de 2023, a SPMS iniciou o procedimento agregado para 772 viaturas, que envolveu uma consulta preliminar aos operadores de mercado e às entidades do SNS adquirentes, resultando na adjudicação, à empresa Stellantis, de 719 viaturas elétricas.
Os veículos serão distribuídos entre várias regiões do país, com a seguinte alocação:
- 120 veículos para a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo
- 15 para a ARS do Alentejo
- 81 para a ARS do Algarve
- 117 para a ARS do Centro
- 350 para a ARS do Norte
Os restantes serão distribuídos pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Guarda, Castelo Branco, Matosinhos, Alto Minho, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano, Nordeste e ULS do Norte Alentejano.
A conclusão deste procedimento contribui para a modernização dos equipamentos do SNS e sustentabilidade dos serviços de saúde, bem como para uma maior proximidade na prestação de cuidados de saúde aos utentes.
Compras Públicas | PRR | SPMS