No âmbito da parceria entre Portugal e Costa Rica, em matéria de saúde digital, a SPMS recebeu o Comité de Saúde digital costa riquenho, em Lisboa, nos dias 24 a 28 de junho.
Subordinada ao tema “Exploring Portugal’s Digital Health Landscape: Building eHealth for all”, a visita teve como finalidade conhecer a abordagem portuguesa em matéria de saúde digital, nomeadamente os diferentes sistemas de informação de saúde do SNS. A experiência portuguesa ao nível da centralização, otimização e racionalização da aquisição de bens e serviços digitais no setor da saúde foi outro dos temas da agenda.
O programa passou pela apresentação dos serviços disponibilizados pelo SNS 24 – Portal, App, Linha telefónica e Balcões -, o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), os serviços de telemedicina e telessaúde, e a infraestrutura de serviços de saúde transfronteiriços, A Minha Saúde @ EU (MyHealth@EU), e sistemas como o SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), VACINAS, BI-SINAVE, SClínico e BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários).
A desmaterialização do setor da saúde, através da Receita e dos Exames Sem Papel, foi também uma das temáticas abordadas, assim como as boas práticas de cibersegurança, proteção de dados e estratégias para a construção de competências na era digital.
O comité costa-riquenho teve oportunidade de conhecer o Balcão SNS 24 da Junta de Freguesia da Penha de França, e de visitar a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), ficando a conhecer as principais áreas de atuação destas organizações.
Esta visita técnica realizou-se no âmbito do programa de financiamento comunitário Technical Assistance and Information Exchange (TAIEX) da União Europeia (UE). Contou com as presenças do vice-ministro da Saúde da Costa Rica, Allan Mora Vargas, e de representantes do Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) e da Caja Costarricense de Seguro Social.