O Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho, em Guimarães, acolheu o X Meetup Digital Health Portugal, iniciativa que promoveu o debate, a reflexão e a aprendizagem sobre a evolução da saúde digital em Portugal. Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, foi um dos oradores do segundo dia desta iniciativa, que decorreu a 28 de junho.
Sob o mote Saúde 4.0 Rumo à Sustentabilidade e Humanização da Saúde com Inteligência Artificial (IA), Robótica e Telessaúde, o dirigente apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pela SPMS, assentes em tecnologias inovadoras, com potencial para transformar a forma como os cuidados de saúde são prestados, oferecendo soluções para desafios e promovendo a sustentabilidade do sistema de saúde português.
Já no dia seguinte, o vogal executivo da SPMS participou no debate sobre “Fatores vitais para o sucesso das ULS e modelos de governação central e local em saúde”, inserido na 8.ª conferência dos Estados Gerais – Transformar o SNS, dedicada às Estratégias Locais de Saúde.
Moderado por Margarida França, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Aveiro / Centro Académico Clínico Egas Moniz, o painel debateu diferentes temáticas, cabendo a Luís Miguel Ferreira falar sobre “Sistema de informação de saúde vocacionado para decisões e cuidados mais acessíveis e adequados – meios e estratégias já disponíveis”.
Promovido pela Fundação para a Saúde (FSNS), a Universidade de Aveiro recebeu este evento, aberto ao público e de reflexão construtiva, sobre as soluções de futuro para o Serviço Nacional de Saúde.