A Linha SNS 24 atingiu, na passada sexta-feira, a marca de 2 milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.
A referenciação para cuidados de saúde primários ou para autocuidados, com chamadas de seguimento pela Linha SNS 24, permite reduzir as deslocações desnecessárias aos serviços de urgência e, deste modo, aliviar a pressão sobre estes serviços e permitir que os profissionais se concentrem sobre situações que exigem cuidados agudos diferenciados.
O sucesso da Linha SNS 24 tem sido também impulsionado por alguns projetos inovadores, como é exemplo o “Ligue Antes, Salve Vidas”. Lançado em maio de 2023, este projeto-piloto tem procurado incentivar os cidadãos a ligar para a Linha SNS 24 antes de recorrerem aos serviços de urgência hospitalares. Já está implementado nas Unidades Locais de Saúde de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Entre Douro e Vouga e Gaia/Espinho. Com esta iniciativa, foram já agendadas mais de 74 mil consultas nas unidades de Cuidados de Saúde Primários destas ULS.
Com 7 anos de existência, celebrados no passado mês de julho, a Linha SNS 24 tornou-se a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde, desempenhando um papel fundamental na triagem e encaminhamento dos utentes para os cuidados de saúde mais adequados, além do suporte informativo e psicológico, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.