O sistema de informação SClínico CSP 4.x já está a funcionar em todas as unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP) do SNS. O processo ficou concluído com a migração do Sistema de Informação Nacional de Unidades de Saúde (SINUS) na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, no final de julho, marcando um avanço importante na transformação digital do setor da saúde.
O novo SClínico CSP 4.x apresenta melhorias tecnológicas, gráficas e inovações significativas no modelo de negócios dos CSP, nomeadamente ao nível de atos administrativos. Esta reestruturação traduz-se em ganhos relevantes para os profissionais de saúde, desde assistentes administrativos a enfermeiros e médicos.
A atualização tecnológica permitiu realizar a evolução da base de dados do SClínico para a versão 19 da Oracle e aplicacionais para a versão Forms 12.
A conclusão da migração na Unidade Local de Saúde de Matosinhos representa a descontinuidade total de quatro sistemas de informação obsoletos, designadamente o SINUS, a versão anterior do SClínico CSP, o UNO e o Módulo de Apoio para Registo de Taxas de Atos (MARTA).
Este projeto, iniciado há dois anos, de âmbito PRR, promove, assim, a uniformização do SClínico nos Cuidados de Saúde Primários, contribuindo para melhorar a prestação de cuidados de saúde e a experiência dos profissionais.