O auditório das Infraestruturas de Portugal acolheu o “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), em parceria com a SPMS. No dia 2 de agosto, cerca de 70 colaboradores da ULSAS partilharam experiências e debateram temáticas em torno das potencialidades do digital e da telessaúde.
O Dia Digital teve como finalidade responder às necessidades identificadas pelos profissionais de saúde, bem como alavancar a atividade de teleconsulta, de telemonitorização e a utilização de serviços digitais na ULSAS.
As Plataformas Live e de Telecuidados foram apresentadas por Catarina Sardinha e Ana Garcia, da Unidade de Inovação Digital da SPMS. Rui Parreira, da mesma Unidade, falou dos serviços digitais com foco no profissional de saúde.
Foi também uma oportunidade de divulgar os projetos da ULSAS na área da telessaúde, como a Teletriagem em Cuidados Paliativos, a Telemonitorização em Hospitalização Domiciliária, a Telemonitorização em Diálise Peritoneal e a Teleconsulta na Consulta de Apoio Intensivo de Cessação Tabágica, e dar a conhecer os projetos que estão ainda a ser concebidos.
Na sessão de encerramento, a presidente do Conselho de Administração da ULSAS, Teresa Machado Luciano, destacou o facto de existirem “profissionais motivados e com projetos”, desafiando os profissionais a avançar rapidamente com os projetos que têm em mente ou a partilharem ideias na área da telessaúde.
Por seu turno, Rafael Franco, da SPMS, realçou a importância de ouvir os profissionais para que as ferramentas continuem a ser aperfeiçoadas, sem nunca descurar as questões da “segurança e da confiança”.
Da parte da tarde, a iniciativa continuou nas consultas externas do Hospital Garcia de Orta, com os profissionais da SPMS a divulgar, junto dos utentes, as vantagens das plataformas e ferramentas digitais disponibilizadas pela SPMS.