Plataforma SARA beneficiou de uma atualização este mês e conta já com mais de 4.000 utilizadores. Reduz tempo de espera e simplifica atendimento.
O Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) já está a funcionar em 717 unidades de cuidados de saúde primários do país, contando com mais de quatro mil utilizadores. A SPMS disponibilizou uma atualização da plataforma no início do mês de setembro.
Estão ainda em curso os trabalhos para implementação em mais 36 unidades de cuidados de saúde primários, melhoria das ferramentas de gestão de relatórios e business intelligence e interação com o SNS 24. O SARA foi implementado, também, no Centro de Suporte da SPMS.
A articulação entre as equipas da SPMS e as equipas das unidades locais de saúde permitiu superar a previsão inicial de implementação do SARA 2.0 em 600 unidades, num processo que se iniciou em abril de 2023.
Projeto desenvolvido pela SPMS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital na Saúde, o SARA é um sistema que facilita o atendimento nas unidades do Serviço Nacional de Saúde. Através da funcionalidade “callback”, regista o número de telefone do utente e a unidade de saúde retorna sempre a chamada, num curto espaço de tempo.
Este sistema de atendimento oferece ao utente diversas opções, como agendamento de consultas para o dia ou em data programada, renovação de receitas, entre outras. As vantagens são evidentes, com ganhos na redução do tempo de espera e no atendimento.