Boas Práticas Saúde

Plataforma Live facilita teleconsultas de Genética Médica na ULS Santo António

Serviço de Genética Médica realiza centenas de teleconsultas por ano e já planeia alargar a utilização da Live. Reduzir deslocações é a maior vantagem.

O Serviço de Genética Médica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António começou a utilizar a plataforma Live, desenvolvida pela SPMS, para realização de teleconsultas em 2021, no contexto da pandemia da COVID-19. A necessidade de responder ao aumento dos pedidos e da referenciação transformou uma prática inovadora num caso de sucesso.

Segundo Ana Maria Fortuna, Diretora do Serviço de Genética Médica da ULS de Santo António, são realizadas centenas de teleconsultas por ano. O maior benefício consiste em evitar a deslocação dos utentes, a maioria dos quais estão a uma distância de cerca de 50 km do hospital.

As teleconsultas, que incluem vídeo e áudio, são realizadas entre médico e utente, com a principal finalidade de comunicar resultados normais no âmbito de estudos genéticos. Acontecem após uma primeira consulta presencial, na qual se afere se o utente tem condições tecnológicas e aceita a realização desta tipologia de consultas.

A ULS de Santo António pretende avançar, em breve, com a utilização da Live também no âmbito das teleconsultas entre cuidados de saúde primários e hospitalares, para discussão dos casos passíveis de serem referenciados para estudos genéticos.

A teleconsulta é uma consulta na qual o profissional de saúde, à distância e com recurso às tecnologias de informação e comunicação, avalia a situação clínica e procede ao planeamento da prestação de cuidados de saúde ao utente.

A teleconsulta visa melhorar o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde, reduzindo o número de deslocações de utentes e cuidadores. Promove a capacidade do cidadão na gestão da sua saúde e otimiza a gestão de recursos no SNS.

Somos+Saúde_09-2024_Site_Notícia 1