“Cuidados de Saúde em Portugal” foi o tema da Conferência Internacional organizada pela APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades e da Associação Internacional de Mutualidades (AIM), realizada no dia 24 de outubro, em Lisboa. A SPMS participou nesta iniciativa a convite da AIM.
O evento procurou apresentar o sistema de saúde português aos representantes das organizações internacionais da AIM e promover o diálogo sobre a articulação entre os setores público, privado e social, na área da saúde.
Em representação da SPMS, Cátia Sousa Pinto, responsável pelo Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, participou no painel “Partilha de Dados de Saúde: Desafios e Oportunidades”. Abordou o Registo de Saúde Eletrónico como instrumento de acesso aos cuidados de saúde e o desenvolvimento do Espaço Europeu de Dados de Saúde, destinado a fortalecer a utilização de dados para a saúde pública.
A conferência, além de sublinhar o valor da interoperabilidade e da segurança na partilha de dados, destacou também o potencial da cooperação internacional para promover avanços tecnológicos e éticos no tratamento de dados em saúde.