Num passo considerado decisivo rumo à inovação digital, o Dia Digital e Telessaúde da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) realizou-se a 17 outubro, no Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Destinou-se aos profissionais de saúde da unidade, tendo contado com 54 participantes, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais.
Neste dia focado no digital, e realizado com o apoio e a participação da SPMS, os profissionais tiveram a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos sobre as soluções digitais disponíveis, entre as quais a plataforma Live para as teleconsultas, e a plataforma Telecuidados para a telemonitorização e telerreabilitação.
O foco principal da iniciativa foi reforçar a eficiência e acessibilidade dos cuidados de saúde, aumentando a capacidade de resposta da ULSA através de soluções tecnológicas inovadoras e modelos de atendimento à distância, que visam melhorar significativamente os cuidados prestados aos utentes da unidade local de saúde.
A SPMS esteve representada por Rafael Franco, coordenador da Unidade de Inovação Digital, que, além de esclarecer as questões colocadas pela audiência, levou uma palavra de motivação a todos os profissionais presentes, apelando à utilização das ferramentas disponíveis. Agradeceu, ainda, o empenho na realização do evento.
O Dia Digital e Telessaúde é uma iniciativa da SPMS e visa envolver as entidades prestadoras de cuidados de saúde na sensibilização dos seus profissionais para a utilização das tecnologias disponíveis e a aplicação das melhores práticas, tendo em vista a evolução dos procedimentos e a transformação digital na Saúde.