Novo sistema informático otimiza cuidados na ULS Médio Tejo

24 Outubro, 2024

Foi formalmente concluído um projeto de grande escala e evolução dos sistemas de informação hospitalares na Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) que implicou a migração e integração dos sistemas de cuidados hospitalares de suporte ao serviço administrativo e clínico – versão 2 do “SONHO” (Sistema Integrado de Informação Hospitalar) e “SClínico”.

O sucesso desta grande transformação foi simbolicamente sinalizado com a presença de Rui Santos e Diogo Gomes, ambos diretores da SPMS, que foram recebidos pelo Conselho de Administração da ULS Médio Tejo no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas.

Este sistema, que está a ser aplicado em todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é um salto qualitativo na informação constante do processo clínico eletrónico dos doentes. Vai inegavelmente resultar numa melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde e assegurar uma maior fiabilidade e segurança dos sistemas informáticos.

A migração do sistema de Gestão de Doentes da ULS Médio Tejo para a aplicação SONHO V2 afigurou-se como um dos maiores desafios da área de Sistemas de Informação da instituição. O processo decorreu em fases temporais distintas, envolvendo grandes mudanças em diversos aspetos, como o hardware, software, formação, processos, entre outros.

O apoio das equipas dos SPMS foi essencial para que esta migração decorresse sem sobressaltos. As diversas equipas trabalharam de forma coordenada com as equipas informáticas, administrativas e clínicas da ULS Médio Tejo. A gestão desta migração dos sistemas clínicos e administrativos teve sempre o acompanhamento do Conselho de Administração da instituição.

“A ULS Médio Tejo alcançou um novo marco com a ativação da Suite Hospitalar, sendo a 25ª Unidade Local de Saúde modernizada em 2024. Este projeto, promovido pela SPMS, integra a implementação das soluções SONHO v2 e SClínico, reforçando significativamente a gestão administrativa e clínica da unidade”, afirmou Rui Santos, diretor da Direção dos Sistemas dos Cuidados de Saúde dos SPMS. “Esta iniciativa a nível nacional marca um avanço decisivo na modernização tecnológica do SNS, reforçando o compromisso com a inovação, a eficiência e a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos”, acrescentou.

Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, realçou: “Através da colaboração estreita com os SPMS e o empenho das equipas e profissionais envolvidos, alcançámos um marco significativo da modernização da nossa instituição, que assume a maior importância com a integração entre os cuidados de saúde primários com os cuidados hospitalares. A implementação do SONHO V2 abre a porta para um futuro com mais qualidade e eficiência nos cuidados prestados à população do Médio Tejo”.

O administrador hospitalar sublinhou também: “Com a ativação do SONHO V2, proporcionamos aos nossos profissionais de saúde uma ferramenta poderosa para otimizar processos de trabalho e, consequentemente, oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente aos nossos utentes. Esta migração tecnológica é um investimento estruturante no futuro da saúde na nossa região: não só moderniza os nossos processos internos, mas permite-nos oferecer cuidados de saúde mais seguros aos utentes”.

ULS Lezíria migra sistemas de suporte ao serviço administrativo e clínico para infraestrutura central

21 Outubro, 2024

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) deu um passo inovador, em conjunto com a SPMS, ao migrar a Suite Hospitalar (sistemas de informação de suporte ao serviço administrativo e clínico) para uma nova infraestrutura administrada centralmente, no final de setembro. Tornou-se pioneira neste processo, sendo a primeira instituição a migrar o sistema SONHO v2 para a infraestrutura central.

NOT_Site SPMS_ULS Lezíria_860x500

ULSAM transita para a rede RISNextG

30 Agosto, 2024

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) concluiu, no passado fim de semana, o processo de migração para a nova Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG), um processo bem-sucedido que resultou da estreita articulação entre equipas.

RISNextG_noticia

Implementação da Suite Hospitalar chega às Misericórdias

22 Agosto, 2024

A implementação da Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) – está em curso no SNS. Julho ficou marcado pelo início da mudança, também, nos hospitais geridos por Santas Casas da Misericórdia.

08_2024_NewsPROF_Site SPMS_Notícia 1