Notícias

Assinatura de protocolo de colaboração visa promover a Linha SNS 24

18 Novembro, 2024

A SPMS, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram esta segunda-feira, dia 18 de novembro, um protocolo de colaboração para a promoção da Linha SNS 24 e a realização de outras ações de literacia em saúde.

Um dos principais objetivos deste acordo é informar e sensibilizar a população para os benefícios da utilização da Linha SNS 24 uma vez que a divulgação eficaz da Linha SNS 24 é essencial para garantir que a informação sobre os respetivos serviços chega ao maior número de cidadãos.

A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, que focou que “o SNS 24 é a porta de entrada do cidadão no Serviço Nacional de Saúde” e que vai muito além de uma linha telefónica: “É um conjunto de serviços que podem ser consultados na aplicação móvel e no portal e que permitem agendar consulta, pedir a medicação habitual, consultar a agenda de saúde individual ou realizar teleconsulta”.

O SNS 24 tem ainda uma extensão física, com perto de 400 balcões distribuídos de norte a sul do país, enquanto “espaços de proximidade, localizados sobretudo em zonas isoladas, que apoiam as pessoas no acesso a um conjunto de serviços de saúde úteis, como a teleconsulta”, sinalizou a governante.

A importância do projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’

“O SNS 24 tem-se revelado um excelente exemplo de telessaúde e de adaptação da capacidade de resposta às necessidades, conforme assistimos nesse período tão difícil da nossa história global, a pandemia da COVID-19”, destacou ainda Ana Povo, mencionando ainda que a consolidação do projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ “reforça a importância estratégica da Linha SNS 24”.

“Em 13 unidades locais de saúde, a triagem é já realizada através do SNS 24 e, deste modo, garante-se que os serviços de urgência são usados para situações urgentes ou emergentes”, detalhou.

Na sua opinião, os benefícios para os utentes “são evidentes, pois podem aceder a consulta no seu centro de saúde no próprio dia ou no dia seguinte, com hora marcada, ou permanecer em suas casas, em autocuidados, com acompanhamento da Linha SNS 24”, enquanto os profissionais podem gerir “melhor o seu tempo e acrescentar valor à prestação de cuidados”. Para o sistema de saúde, estamos perante “ganhos de eficiência e, sobretudo, uma oportunidade para gerar melhores resultados em saúde”.

A Linha SNS 24 atendeu, este ano, mais de 2,8 milhões de chamadas, o que representa mais de 1,2 milhões comparativamente ao período homólogo.

Temas

| |

Dia Digital e Telessaúde chegou à ULS do Alentejo Central

20 Dezembro, 2024

O auditório do Hospital do Espírito Santo de Évora acolheu, a 16 de dezembro, os participantes do Dia Digital e Telessaúde, organizado pela Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), com o apoio da SPMS. Dirigido aos profissionais de saúde daquela entidade, teve o objetivo de promover a aprendizagem e a partilha de boas […]

ULSAC

SPMS colabora na resposta europeia a emergências de saúde pública

18 Dezembro, 2024

No âmbito da crescente necessidade de melhorar a preparação e a capacidade de resposta a emergências de saúde pública, a ação europeia EU-HIP (EU Interoperability with HERA’s IT Platform) tem como propósito fortalecer as infraestruturas digitais de saúde pública na Europa. A participação da SPMS na ação europeia EU-HIP reforça o compromisso de Portugal em […]

Conferência sobre “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro” com participação da SPMS

17 Dezembro, 2024

A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou na Conferência Anual de Saúde “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro”, que decorreu ontem, dia 16 de dezembro, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, […]

Voltar
Voltar para o topo.