Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, 15 de novembro, foi atingido o total de 5.800 triagens realizadas através da plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas.
Inserida no portal SNS 24, esta plataforma tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos, pois permite estabelecer contacto com o intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.
A plataforma pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e a pessoa surda, nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde, representando uma melhoria significativa no acesso aos serviços.
No SNS 24, os serviços prestados seguem parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE), também disponível na app SNS 24. Já os Serviços Informativos e Administrativos possibilitam aceder a informações e apoios, por exemplo, marcação de consultas nos cuidados de saúde primários e submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, entre outros.
Criada em abril de 2020, a plataforma de videochamada do SNS 24 tem promovido a inclusão e a equidade, garantindo um serviço acessível e fundamental para a autonomia e para a qualidade de vida das pessoas surdas, enquanto cidadãs de pleno direito.