O SIGA permite a referenciação para primeiras consultas de cuidados hospitalares a partir dos cuidados de saúde primários. É um avanço marcante na inovação digital do SNS.
O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) destaca-se como a primeira instituição que, não utilizando o Sistema Integrado de Informação Hospitalar SONHO, implementou o Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA).
O SIGA permite a referenciação para primeiras consultas de cuidados hospitalares a partir dos cuidados de saúde primários. É um sistema de informação inovador que possibilita acompanhar e monitorizar, de forma integrada, o acesso à rede de prestação de cuidados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Permite uma visão global e transversal do percurso do utente no sistema, facilitando uma resposta mais célere e equitativa, e promove a simplificação dos procedimentos administrativos inerentes ao acesso dos utentes às instituições do SNS.
A referenciação para o IPO Porto através do SIGA é um passo essencial na evolução dos sistemas de informação do SNS, que prevê a progressiva substituição da solução Consulta a Tempo e Horas (CTH).
O SIGA facilita o trabalho dos profissionais de saúde e, por outro lado, garante cuidados aos utentes de forma mais articulada e atempada. É um avanço marcante na digitalização do SNS e na consolidação dos processos de referenciação.
A inovação digital está, assim, a reforçar a proximidade dos cuidados, em alinhamento com o compromisso do SNS para a melhoria contínua, a qualidade dos serviços de saúde e a equidade no acesso.