“Cibersegurança: Uma responsabilidade de tod@s” foi o tema do primeiro webinar das Jornadas SPMS, realizado a 5 de novembro. Contou com mais de 500 pessoas.
Dinamizado por Jéssica da Costa Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, e por Gonçalo Silva, chefe de equipa de cyber threat intelligence do Centro Nacional de Cibersegurança, teve por objetivo sensibilizar os participantes para a adoção de práticas de cibersegurança, destacando a responsabilidade partilhada dos/as utilizadores/as, bem como as principais ameaças e dicas para mitigar situações de risco.
Deste modo, os participantes compreenderam os riscos de cibersegurança e os impactos negativos que um ciberataque bem-sucedido pode ter na prestação de cuidados. Além disso, adquiriram conhecimentos sobre as melhores medidas de proteção que podem aplicar no dia a dia, no plano pessoal e nas suas organizações.
Estas temáticas já haviam sido preliminarmente abordadas no webinar realizado no dia 23 de outubro, inserido no Mês Europeu da Cibersegurança, “Wakeup Call – Tens práticas seguras”, destinado a profissionais do SNS e do Ministério da Saúde.
Neste webinar foram apresentados cenários reais de vários ciberataques, bem como o papel dos hackers éticos, vulnerabilidades, impacto em termos de operações, vazamento de dados, entre outras temáticas.
Mais de 200 pessoas assistiram a este webinar, que contou com a participação de André Baptista, vencedor do título de Hacker Mais Valioso, numa competição, nos Estados Unidos da América.
Na ordem do dia, a cibersegurança é um tema transversal, que deve ser compreendido e que necessita do envolvimento e ação de todos.
No setor da Saúde, a SPMS continua comprometida com a sua missão de promover boas práticas e implementar medidas de prevenção, proteção, deteção e resposta nesta área. O objetivo principal passa por antecipar riscos e implementar medidas de segurança e proteção robustas, eficazes e eficientes, em pessoas, processos, dispositivos, sistemas, redes e infraestruturas.