A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), em parceria com a SPMS, concluiu, recentemente, a ativação do módulo de Urgência do SClínico Hospitalar no Hospital Garcia de Orta (HGO).
O SClínico Hospitalar é um sistema que permite a uniformização dos registos clínicos, promovendo partilha de informação, de forma eficaz e segura, entre os cuidados de saúde hospitalares e primários. A sua integração no serviço de urgência representa muitas vantagens, nomeadamente:
• Melhor acesso à informação clínica – Os profissionais de saúde podem aceder ao historial clínico dos utentes de forma rápida e eficiente, facilitando a tomada de decisões, especialmente em contextos de urgência;
• Continuidade de cuidados – A integração do Registo de Saúde Eletrónico (RSE) facilita a transição e o seguimento dos pacientes após os episódios de urgência, em articulação com as unidades de cuidados de saúde primários;
• Melhor gestão das vias verdes e referenciações – O sistema permite o registo preciso de casos que necessitam de ativação das vias verdes ou referenciações externas, bem como para o INEM ou o SNS 24.
No âmbito da integração do SClínico Hospitalar no Serviço de Urgência, realizou-se um ciclo de formações, capacitando os profissionais da ULSAS – médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, técnicos auxiliares de saúde e assistentes técnicos -, com conhecimento necessário para utilizar o novo sistema.
A implementação do SClínico faz parte da estratégia de digitalização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e representa um marco na melhoria da continuidade e articulação dos cuidados de saúde, com benefícios diretos para a gestão de casos de urgência e acompanhamento dos doentes. Por outro lado, possibilita a implementação de projetos de articulação entre os cuidados hospitalares e primários, como o “Ligue Antes, Salve Vidas”, que garante melhor gestão dos serviços de saúde e uma resposta mais eficiente aos utentes.