A campanha de comunicação “Achismo” do SNS 24 conquistou o troféu de bronze nos Prémios Eficácia 2024, na categoria Restantes Serviços e Administração Pública. A cerimónia realizou-se no dia 14 de novembro, no Casino Estoril.
Em representação da SPMS, Nuno Costa, vogal executivo, João Oliveira, diretor do Centro Nacional de Telessaúde | SNS 24, e Lina Freitas, coordenadora da Unidade de Comunicação, receberam o prémio.
Este reconhecimento sublinha a relevância e o impacto da comunicação da campanha, que procurou sensibilizar a população para o uso responsável dos serviços de urgência, e para a importância de saber distinguir entre uma verdadeira situação de urgência e o que pode ser tratado em cuidados de saúde primários, com o médico de família ou centro de saúde.
Este troféu é um reflexo do empenho e da importância das campanhas públicas na transformação de comportamentos e na melhoria da eficiência dos serviços de saúde. Através de mensagem simples e eficaz que chegou a todos os cidadãos – “Melhor que achar é ligar 808 24 24 24” -, foi possível reduzir o número de deslocações às urgências hospitalares.
Composto por líderes da indústria e especialistas em marketing, o júri distinguiu os vencedores, não só pela sua criatividade, mas também pela capacidade de educar e influenciar comportamentos, critérios bem patentes na campanha do SNS 24, evidenciados na sociedade portuguesa pela redução das falsas urgências no país.
“Vai de Bem a Melhor”, campanha coordenada pela Direção Executiva do SNS, na qual a SPMS colaborou ativamente, também foi distinguida com bronze.
Organizados pela “ Portuguesa de Anunciantes (APAN), os Prémios Eficácia da Comunicação são os únicos galardões em Portugal que premeiam o trabalho de marcas e agências, considerando a eficácia comprovada das suas campanhas de comunicação. Este ano contaram com 195 candidaturas e entregaram 56 troféus.