A 3.ª edição do Programa Estratégico para o Comprador Público (PECOP) terminou a 12 de dezembro, com a entrega de certificados a 30 participantes, pela mão de Nuno Costa, vogal executivo do Conselho de Administração da SPMS.
Durante 90 horas, os formandos oriundos de várias entidades do SNS e organismos do Ministério da Saúde, tiveram oportunidade de obter conhecimentos estruturantes no âmbito da contratação pública. A formação incluiu ainda uma componente empresarial, focada em competências estratégicas de gestão e com incidência nas competências sociocomportamentais ou soft skils.
Desenvolvido com base na matriz de competências do ProcurCompEU – Quadro Europeu de Competências para Profissionais de Contratação Pública, o PECOP foi ajustado às especificidades do sistema de contratação pública em Portugal, tendo em conta o contexto nacional e as necessidades concretas dos profissionais das entidades adjudicantes e das instituições públicas do setor da saúde.
A 4.ª edição está prevista para 2025.