O sistema de triagem e encaminhamento utilizado pela Linha SNS 24 está totalmente integrado com o Sistema de Dados Mestre (SDM).
É da responsabilidade das Unidades Locais de Saúde (ULS) inserir no SDM a informação sobre os horários de funcionamento das urgências. As regras de carregamento no SDM relativas aos horários das urgências estão estabelecidas pela Circular Normativa Conjunta N.º 02/2024/DE-SNS.
A equipa de gestão do SDM envia regularmente um e-mail a todos os interlocutores SNS 24 das ULS, alertando para as regras de parametrização dos horários das entidades nos dias de tolerância de ponto e feriados.
Se a informação não for devidamente inserida pelas ULS origina uma parametrização incorreta no SDM, não sendo identificados os encerramentos dos serviços. A linha SNS 24 efetua os encaminhamentos de acordo com a informação disponível no SDM.
A linha SNS 24 cumpre integralmente as regras instituídas, assegurando que os utentes são encaminhados para unidades que estejam oficialmente registadas como fechadas no SDM.
O SDM é uma ferramenta de gestão de dados na saúde, que integra informações de referência para a organização do sistema de saúde e funcionamento de outros sistemas de informação.
O SNS 24 atendeu este mês de dezembro mais de 390 mil chamadas até ao dia 25 de dezembro, o que representa o mês com o maior número de chamadas atendidas, tendo já ultrapassado o valor de novembro de 2024 (388 mil chamadas). No dia 16 de dezembro foi atingido o recorde – no que diz respeito ao ano de 2024 – de 21.187 chamadas atendidas.
A Linha SNS 24 tem dado resposta a todos os utentes que procuram os seus serviços.