Sob o tema “Proteção para além da Gripe”, a 6.ª edição do Flu Summit reuniu vários especialistas para discutir estratégias e avanços na prevenção, tratamento e controlo da doença. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou no debate que decorreu esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, em Lisboa.
No painel “Políticas de Saúde com aposta na Prevenção”, a dirigente partilhou algumas das iniciativas que a SPMS tem em curso. Destacou o desenvolvimento do Vacinas 2.0, um sistema de informação tecnologicamente mais avançado e com novas funcionalidades, que deverá facilitar o registo das vacinas e responder melhor às necessidades dos profissionais de saúde.
Sandra Cavaca falou, também, sobre a aquisição centralizada de vacinas, a cargo da SPMS desde 2017, modelo que torna o processo mais célere e que viabiliza ganhos substanciais. Para a época 2024/2025, o procedimento de aquisição de 2,6 milhões de vacinas contra a gripe sazonal abrangeu 55 entidades, incluindo as regiões autónomas.
As campanhas de comunicação que apelam à vacinação, e que resultam da colaboração entre a SPMS, a Direção-Geral da Saúde e a Direção Executiva do SNS, foram outro dos tópicos abordados pela dirigente.
O Flu Summit 2025 permitiu concluir que, das várias medidas de prevenção contra a gripe e outras doenças virais ou bacterianas, a vacinação é a mais relevante. Ficou também claro que é igualmente importante promover medidas que combatam, de uma forma mais rigorosa, a transmissão da doença na comunidade.
Organizada pela Sanofi e pelo Jornal Expresso, a 6.ª edição do Flu Summit reiterou o compromisso com a promoção da literacia em saúde, sublinhando a importância de proteger as populações, sobretudo as mais vulneráveis.
