Notícias

SPMS reforça interoperabilidade com SNOMED CT

20 Fevereiro, 2025

A SPMS continua a investir na melhoria da comunicação entre sistemas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no setor da saúde, incentivando o uso da terminologia clínica SNOMED CT em Portugal.

Para assegurar a renovação sustentável da licença da SNOMED International relativa ao período de 2023 a 2027, permitindo alargar a utilização em Portugal da SNOMED CT, a SPMS concorreu e recebeu dois cofinanciamentos europeus: ações SNO-PT e SNO-PT 2 .

A implementação da SNOMED CT contribui para melhorar a comunicação, isto é, a interoperabilidade entre sistemas TIC, através da disponibilização de dados clínicos e administrativos mais estruturados e organizados.

A expansão do uso desta terminologia permite uma melhor gestão da informação de saúde e qualidade dos cuidados de saúde prestados a nível nacional e transfronteiriço, através da infraestrutura A Minha Saúde @ UE. Por outro lado, o uso da SNOMED CT permite também contribuir para a melhoria da utilização secundária de dados de saúde, seja para fins de investigação, inovação médica ou definição de políticas.

O acesso a informações mais padronizadas, consistentes e completas facilita a análise de grandes volumes de dados, criando um ambiente mais propício à inovação e ao desenvolvimento de novas abordagens no setor da saúde.

A primeira ação cofinanciada, SNO-PT, concluída a 31 de dezembro de 2024, alcançou resultados significativos para a expansão do uso desta terminologia clínica em Portugal, destacando-se:

  • A atribuição de 18 novas licenças SNOMED CT a parceiros nacionais, promovendo o uso padronizado de termos clínicos e administrativos.
  • A tradução de 4185 novos termos SNOMED CT para a língua portuguesa, facilitando a adoção e utilização desta terminologia em Portugal.
  • O desenvolvimento de 1 caso de uso nacional, focado na utilização da SNOMED CT para a partilha de resultados de exames laboratoriais no contexto dos Cuidados de Saúde Primários. É um passo crucial para a interoperabilidade no Serviço Nacional de Saúde.

Em janeiro de 2025, teve início uma nova ação cofinanciada, SNO-PT 2, com o objetivo principal de dar continuidade e expandir o trabalho iniciado na ação SNO-PT, incluindo o apoio a Portugal para:

  • Garantir o estatuto de membro da SNOMED International, através da renovação da licença relativa a esse estatuto, para os anos de 2025, 2026 e 2027.
  • Manter e expandir a distribuição gratuita da SNOMED CT a entidades na área da saúde.
  • Continuar a traduzir termos da SNOMED CT para português.
  • Promover e garantir a sustentabilidade dos trabalhos em curso no Centro de Terminologias Clínicas (CTC), gerido pela SPMS.
  • Desenvolver casos de uso adicionais para a utilização da SNOMED CT.

Assim, a SPMS reforça o compromisso com a modernização, promovendo o desenvolvimento da saúde digital, em Portugal, alinhado com estratégias europeias, tais como o Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) e criando uma base sólida para avanços futuros no setor.

Disclaimer: As ações SNO-PT (Contrato nº 101084711) e SNO-PT 2 (Contrato nº 101181370) são cofinanciadas pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Europeia de Execução para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency, HaDEA). Nem a União Europeia nem a entidade financiadora podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.

Consulte: https://www.ctc.min-saude.pt/projetos-cofinanciados/

Contribuir para implementar o Espaço Europeu de Dados de Saúde I Inquérito disponível até dia 28 de fevereiro

17 Fevereiro, 2025

No âmbito do Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), cuja publicação está prevista para março de 2025, a Comissão Europeia procura aprofundar o conhecimento das necessidades, interesses e preferências de comunicação dos diferentes stakeholders em Portugal. Para esse efeito, foram elaborados questionários com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de uma campanha […]

Portugal é o primeiro país a partilhar dados de saúde com a Irlanda

10 Fevereiro, 2025

Portugal deu um novo e significativo passo na partilha transfronteiriça de dados de saúde ao ser o primeiro país a partilhar dados com a Irlanda na infraestrutura A Minha Saúde @ UE (MyHealth@EU), parte do futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS). Desde o final de 2024, os cidadãos portugueses passaram a disponibilizar de […]

Consulta Pública I Diretrizes para harmonizar a utilização secundária dos dados relativos à saúde na Europa

6 Fevereiro, 2025

A ação conjunta  TEHDAS2 – Second Joint Action Towards the European Health Data Space, encontra-se a desenvolver diretrizes e especificações técnicas que irão guiar os futuros atos de implementação, no âmbito do regulamento do EEDS em matérias de utilização secundária dos dados relativos à saúde. Para tal, está aberta a consulta pública das primeiras diretrizes […]

Voltar
Voltar para o topo.