
A SPMS tem vindo a participar em vários projetos internacionais. Em 2025, destacam-se os projetos relativos ao cartão europeu de vacinação e aos centros oncológicos.
A participação ativa da SPMS em grupos de trabalho com outros Estados-Membros reforça a posição de Portugal na liderança das estratégias de saúde digital. Em 2025, destacam-se a ação europeia EUVAC (Digital European Vaccination Card) e a ação conjunta eCAN Plus (Enhancing the digital capabilities of cancer centres in the European Union to improve prevention and care), com início previsto para o próximo mês de maio.
A ação europeia EUVAC visa desenvolver um piloto para a implementação e operacionalização do Cartão Europeu de Vacinação Digital, integrado na infraestrutura europeia A Minha Saúde @ UE.
O projeto facilitará a partilha segura e eficiente de dados de vacinação além-fronteiras, entre cidadãos e profissionais de saúde de outros Estados-Membros. Além disso, irá criar recomendações para a adaptação desta informação a outros cenários, promovendo a portabilidade verificável dos dados, como no caso do Certificado Digital COVID-19.
Com a sua experiência na gestão dos serviços A Minha Saúde @ UE, na implementação do Certificado Digital COVID-19 e na Rede Global de Certificação em Saúde Digital da Organização Mundial da Saúde, a SPMS terá um papel crucial na garantia de que o cartão EUVAC estará alinhado com as necessidades nacionais e as estratégias europeias e internacionais.
Compromisso com transformação digital na oncologia
No Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, e dando continuidade à ação eCAN, a SPMS irá participar na ação conjunta eCAN Plus, com início previsto para o próximo mês de maio.
Esta ação tem por objetivo melhorar as capacidades digitais dos centros de cuidados oncológicos da União Europeia. O projeto visa a promoção da formação, a colaboração digital e a implementação de soluções de telemedicina na área oncológica, criando também um quadro seguro para o uso de dados de saúde.
Considerando que o cancro representa um dos maiores desafios para a saúde pública, esta ação conjunta dos Estados-Membros terá um impacto significativo na sociedade e nos sistemas de saúde, fortalecendo a cooperação entre instituições nacionais e europeias.
Além de reforçar a posição de Portugal na liderança das estratégias de saúde digital, a participação da SPMS irá contribuir para a construção do futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS).
A participação de Portugal será crucial para garantir a harmonização das decisões e apoiar medidas de prevenção e cuidados na área da oncologia, através das ferramentas de telemedicina que visam melhorar a partilha de dados de saúde.
As ações eCAN Plus e EUVAC são exemplos claros da transformação digital, refletindo a inovação na construção de um ecossistema de saúde mais integrado e seguro.
Deste modo, garante-se o papel ativo de Portugal nas estratégias globais de saúde digital, contribuindo para serviços mais interoperáveis e para reforçar a qualidade, em prol dos profissionais de saúde e dos cidadãos.
Disclaimer: A ação EUVAC é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027, ao abrigo do Acordo de Subvenção n.º 101183190. No entanto, as opiniões e pontos de vista expressos são exclusivamente dos autores e não refletem necessariamente os da União Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade concedente podem ser responsabilizadas por eles.