“O Programa Nacional de Vacinação é, sem dúvida, uma das maiores conquistas da Saúde em Portugal”, salientou Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, na conferência sobre “Vacinação ao longo da vida – Saúde e investimento no futuro”, que decorreu no dia 23 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Na sua intervenção, Sandra Cavaca partilhou o trabalho desenvolvido pela SPMS, que, desde 2017, assegura a aquisição centralizada das vacinas, em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), tanto no âmbito do Programa Nacional de Vacinação, como no contexto das campanhas sazonais. O processo de aquisição é mais célere e permite ganhos substanciais.
Destacou ainda a evolução tecnológica do sistema VACINAS, desenvolvido pela SPMS, em articulação com a DGS. Atualmente, a versão 2.0 encontra-se a ser testada por profissionais de saúde.

Sobre o VACINAS 2.0, a dirigente deu nota de que os objetivos passam por otimizar as funcionalidades existentes e disponibilizar novas ferramentas que contribuam para uma melhor intervenção dos profissionais de saúde, em diversos níveis, na vacinação. Promover a eficiência e tornar a experiência mais fluida para os profissionais, reforçar a acessibilidade e a segurança para os utentes e ainda garantir a fiabilidade dos dados e melhorar o planeamento para o sistema são algumas das vantagens.
Promovida pela APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, a conferência foi uma oportunidade para reunir especialistas, profissionais e decisores e debater o contributo da vacinação para a saúde pública e para a sustentabilidade do sistema de saúde.
