No âmbito da ação europeia Gravitate – Health, a SPMS conduziu testes de integração da solução Gravitate Lens (G-lens®) na App SNS 24. A solução G-lens® permite adaptar o conteúdo do folheto informativo de um medicamento, destacando ou suprimindo informações, com base nas características presentes no resumo de saúde do utente.
Esta iniciativa teve como principal objetivo avaliar a forma como os dados de saúde individuais poderão contribuir para tornar o folheto informativo eletrónico do medicamento (bula) mais adaptado ao contexto do utente, com vista a melhorar a sua usabilidade e acessibilidade.
O formato eletrónico de teste do folheto informativo segue o novo padrão previsto pela Agência Europeia do Medicamento. O objetivo foi integrar um caso de estudo, no qual os utilizadores pudessem testar a funcionalidade G-lens® e avaliá-la em termos de usabilidade, acessibilidade e perceção sobre a sua utilidade, com o intuito de identificar possíveis áreas de melhoria e continuar a desenvolver um serviço focado no cidadão.
Em Portugal, esta funcionalidade já foi aplicada à secção “Gravidez, amamentação e fertilidade” do folheto informativo de um medicamento de utilização frequente, de forma a testar a solução e verificar como se adapta às aplicações móveis já existentes.
Os resultados dos testes conduzidos pela SPMS reforçam o potencial da tecnologia focada na informação de saúde, promovendo uma abordagem mais acessível e centrada no cidadão. São o ponto de partida para futuras integrações de soluções semelhantes em aplicações de saúde nacionais, contribuindo para um acesso mais eficaz e acessível a informação de fontes confiáveis e regulamentadas, o que terá grande relevância em termos de saúde pública e gestão da doença.
Disclaimer: O projeto Gravitate-Health recebeu financiamento da Innovative Medicines Initiative 2 Joint Undertaking (JU) ao abrigo do acordo de subvenção n.º 945334. Esta iniciativa conjunta é apoiada pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia, pela Federação Europeia das Indústrias e Associações Farmacêuticas (EFPIA) e pela Datapharm Limited. O orçamento total do projeto é de 19,4 milhões de euros, com uma duração de 60 meses. As opiniões e pontos de vista expressos não refletem necessariamente os da IMI, da União Europeia, da EFPIA ou da Datapharm Limited. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas por esses conteúdos.
