Notícias

SNS 24: Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu mais de mil chamadas em língua inglesa num mês

25 Maio, 2022

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24, em língua inglesa, atendeu mais de 1.000 chamadas desde que foi disponibilizada, no dia 20 de abril.

O serviço em inglês veio dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente pessoas oriundas da Ucrânia.  “Em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem”, ressalvou o dirigente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no dia em que o serviço de aconselhamento psicológico em língua inglesa foi lançado.

A LAP atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise, constituindo-se como um suporte que é dado a quem não domina a língua portuguesa. O papel da Ordem dos Psicólogos tem sido fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados neste serviço.

Criada no início da pandemia, a 1 de abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 156.800 chamadas em língua portuguesa. No último mês, entre os dias 20 de abril e 23 de maio, atendeu mais de 5.600 pessoas falantes de língua portuguesa.

Temas

|

Assinatura de protocolo de colaboração visa promover a Linha SNS 24

18 Novembro, 2024

A SPMS, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram esta segunda-feira, dia 18 de novembro, um protocolo de colaboração para a promoção da Linha SNS 24 e a realização de outras ações de literacia em saúde.

Voltar
Voltar para o topo.