Notícias

Portugal coordena projeto europeu X-eHealth e promove evento em Lisboa

20 Outubro, 2022

Portugal, através da SPMS, EPE, tem sido responsável pela coordenação do X-eHealth, uma ação de colaboração entre 22 Estados-Membros da União Europeia (UE) que prevê a ampliação da troca de registos eletrónicos de saúde numa estrutura comum. No âmbito do encerramento do X-eHealth, irá realizar-se o evento “2nd X-eHealth Innovation Day”, no Centro Cultural de Belém, já no próximo dia 26 de outubro.

“2nd X-eHealth Innovation Day” conta com a participação de vários especialistas internacionais de saúde digital, desde representantes da Organização Mundial da Saúde, de ministérios europeus e da Comissão Europeia, como Robert Stegwee, presidente da CEN/TC 251 – órgão de tomada de decisão técnica do Comité Europeu de Padronização da União Europeia, ou Catherine Chronaki, secretária-geral da HL7 Europe. Representantes de instituições fundamentais para o desenvolvimento da saúde digital na Europa, designadamente da Nictiz, da ARIA SpA e da Oracle Health, e de outras organizações públicas parceiras do X-eHealth também participam neste evento.

Temáticas relevantes como o futuro da partilha de registos de saúde, a sustentabilidade dos serviços de saúde e o Espaço Europeu de Dados de Saúde serão debatidas ao longo do dia. Terá lugar, também, uma cerimónia de entrega de prémios, o X-eHealth Interoperability Award, que pretende distinguir os projetos mais inovadores na área da interoperabilidade de dados de saúde no ecossistema europeu.

O X-eHealth preparou soluções que vão abrir caminho à partilha digital de novos registos de saúde entre os vários membros da UE, nomeadamente resultados laboratoriais, imagiologia, notas de alta e doenças raras. Contribuir para que os registos de saúde de um cidadão possam ser acedidos rapidamente em qualquer Estado-Membro é o grande objetivo deste projeto.

Para dar continuidade à implementação transacional aos serviços resultantes do X-eHealth, a Comissão Europeia já anunciou um investimento de mais de 30 milhões de euros até 2026, cuja distribuição será feita a cada Estado-Membro e que, por sua vez, fará a sua própria implementação de recursos. Este investimento visa reforçar as condições técnicas na implementação das soluções criadas, bem como harmonizar o grau de maturidade digital entre os vários países.

Portugal, através da SPMS, encontra-se na vanguarda da Europa em matéria de saúde digital, já com vários serviços transfronteiriços em funcionamento com outros países da UE, entre os quais, o acesso ao Resumo de Saúde Eletrónico e a dispensa de medicamentos. Os resultados agora alcançados através do X-eHealth reforçam o posicionamento do país nesta área.

Mais informações aqui.

Temas

|

2nd X-eHealth Innovation Day Notícia SPMS

Vogal executivo da SPMS participa em Fórum sobre Revolução Digital na Saúde

28 Junho, 2024

A AESE Business School organizou, no dia 25 de junho, mais um Fórum PADIS online, centrado no tema “Revolução Digital na Saúde: o impacto da IA”. Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, foi um dos oradores convidados, num encontro que se destacou pela oportunidade de partilha de ideias e reflexões sobre um tema cada […]

Primeira reunião da SPMS como vice-presidente da Global Digital Health Partnership

21 Junho, 2024

Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho. Cátia Pinto, gestora do Núcleo […]

Voltar
Voltar para o topo.